Veículos de Comunicação

Ibge

Bairro Oliveira vai receber teste do Censo 2022

Local é o único do estado a receber equipes de recenseadores

Recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do IBGE. - Foto: Divulgação/Agência IBGE Notícias
Recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do IBGE. - Foto: Divulgação/Agência IBGE Notícias

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai realizar, de 4 de novembro até meados de dezembro, o primeiro teste nacional do Censo 2022. Foram escolhidos municípios, bairros, distritos ou comunidades nas 27 unidades da Federação, que serão percorridas por cerca de 250 recenseadores. 

Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde os sistemas e equipamentos de coleta até o treinamento dos recenseadores, além da pesquisa sobre as características do entorno dos domicílios e o modelo misto de entrevistas (presencial, via internet ou por telefone). Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido por lei. O Censo 2022 visitará todos os domicílios do país a partir de junho do ano que vem.

Em Mato Grosso do Sul, foi escolhido o bairro Oliveira, no município de Campo Grande. Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as equipes do IBGE seguirão todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, como o uso de máscara e a higienização das mãos e dos equipamentos com álcool em gel.

Os recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, com a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar um DMC de cor azul, semelhante a um smartphone, para coleta das informações. Os moradores poderão verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181. 

 

*Com informações da Coordenação de Divulgação do Censo Demográfico 2022.