Veículos de Comunicação

Risco

Bandeira vermelha predomina e 47 cidades estão nessa classificação

Classificação divulgada pelo Prosseguir mostra cenário de alto contágio em mais da metade dos municípios de Mato Grosso do Sul

Campo Grande, que descumpriu medidas, volta para cor vermelha - Isabelly Melo / CBN
Campo Grande, que descumpriu medidas, volta para cor vermelha - Isabelly Melo / CBN

Novo mapa do Prosseguir (Programa de Segurança e Saúde na Economia) aponta que 47 municípios do Estado estão na bandeira vermelha, de risco alto para contágio por Covid-19. Nessa lista estão Campo Grande, Três Lagoas e Paranaíba, que figuraram na bandeira cinza (grau extremo) há duas semanas, junto a outros 40 municípios.

Nesta última bandeira, atualmente, estão Água Clara, Camapuã, Aparecida do Taboado e Japorã. Com risco tolerável, na bandeira amarela, estão Anaurilândia, Jaraguari e Santa Rita do pardo. As recomendações das novas classificações valem para os próximos 15 dias e, desta vez, os municípios não serão obrigados a cumprirem com as regras que determinam o funcionamento das atividades de acordo com cada bandeira.

O governo do Estado publicou decreto que revoga a obrigação. Segundo o Executivo, o decreto anterior, que exigiu das prefeituras o cumprimento das regras do Prosseguir,  era temporário e extraordinário. Outras mudanças também entraram em vigor, entre eles, a de que o governador Reinaldo Azambuja passa a ser o presidente do comitê do Prosseguir, assumindo a função antes ocupada pelo secretário de governo, Sérgio Murilo.

O novo decreto inclui, ainda, os titulares da Infraestrutura (Seinfra) e de Educação (SED), que se tornam membros do Comitê Gestor com poder de voto. Além das duas pastas, o governo também inseriu a Assomassul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul como membro titular, mas sem poder de voto.

Atividades
O Prosseguir recomenda o funcionamento de serviços e comércio de acordo com a classificação de cada bandeira. 
Municípios que estão na cor cinza podem abrir apenas atividades consideradas como essenciais. Entre elas, serviços de saúde, postos de combustíveis, escolas, supermercados, academias e igrejas. 

Na bandeira vermelha, de alto risco, podem funcionar atividades não essenciais essenciais de baixo risco, incluindo à lista de essenciais, hoteis, ambulantes e o comércio. 

Já na classificação laranja. De médio risco, podem funcionar atividades não essenciais de médio risco, que permite comércio atacadista, bares, restaurantes, shoppings e feiras livres. 

Os municípios que receberam bandeira amarela podem abrir clubes, salões de beleza, barbearias, cabeleireiros, atrações turísticas e culturais, além de áreas comuns de condomínios.