Veículos de Comunicação

Febre Amarela?

Cidade entra em alerta após macaco ser encontrado morto

Um macaco encontrado morto na tarde deste sábado, (20), em uma fazenda, localizada as margens da BR 267 entre as cidades de Maracajú e Rio Brilhante, preocupa e deixa em alerta autoridades, moradores da área rural e das cidades próximas.

É que existe a possibilidade de o animal ter sido infectado pela febre amarela, doença que tem atingido pessoas e causado mortes em cidades de Minas Gerais e São Paulo onde macacos encontrados mortos estavam infectados com uma variação de Febre Amarela.

Moradores da fazenda onde o animal foi encontrado no Mato Grosso do Sul, acionaram o Corpo de Bombeiros e relataram que o animal foi encontrado próximo a uma vegetação de mata nativa. Não é comum encontrar este tipo de animal ser encontrado fora de sua área de mata densa e morto.

Os Militares do Corpo de Bombeiros orientaram que os moradores preservassem o animal no local, e acionaram a Secretaria de Saúde Municipal de Maracajú e a Vigilância Sanitária sobre o fato. As autoridades da área da saúde informaram ao Corpo de Bombeiros que se deslocariam até a fazenda que fica nas proximidades do Rio Brilhante, a cerca de 50 km de Maracaju para recolher o corpo do animal e enviar o mesmo para analises de especialista em Infectologia e poderem afirmar se o animal possui classe positiva ou negativa de infecção de Febre Amarela.

O caso gera cerca preocupação, pois o surto de casos em que macacos infectados estão morrendo devido a contaminação da Febre Amarela, pode ter chegado ao Mato Grosso do Sul e principalmente na região de Maracaju e Rio Brilhante.

 

Colaborou: MaracajuSpeed