Veículos de Comunicação

Por Trás Do Rótulo

Como fazer degustação de vinho?

Processo vai da apresentação feita pelo sommelier até o "grand finale"

Saiba o passo a passo para fazer uma boa degustação - Foto: Reprodução Trip Advisor
Saiba o passo a passo para fazer uma boa degustação - Foto: Reprodução Trip Advisor

A hora da degustação do vinho no restaurante é um momento de apreciar a bebida e também de saborear todos os toques da uva. Nesta quinta-feira (3), o colunista Diogo Wendling, deu uma “aulinha” sobre como degustar a bebida. Segundo o especialista, nem todos têm familiaridade com o vinho, mas podem aprender o processo. 

O sommelier vai trazer a bebida e iniciar a apresentação. Ele vai indicar qual a vinícola, o vinho, uva e safra. Quando ele abrir, verifique a temperatura da garrafa. Se tiver muito gelada, peça a ele para deixar na mesa até a temperatura chegar na casa dos 14 graus. Ele vai servir 50 ml de vinho. Gire a taça em 360, o que libera o aroma. Se tiver oxigenado, o sabor lembra tom de baunilha, vinho do Porto. Avinagrado com acidez, ou ‘bouchonée’, contaminado pela rolha. Se tiver tudo ok, dá um gole e sinta o sabor” explicou, orientando para não fazer gargarejo com a bebida na boca.

 

Curiosidade sobre Bouchonée

A palavra francesa bouchon, significa “rolha”, pois acreditava-se que o efeito era causado exclusivamente pela contaminação das rolhas. No entanto, ficou provado que as rolhas não são as únicas responsáveis, embora correspondam à maioria das contaminações.

Este é um defeito que vale a pena saber distinguir, até porque é bastante comum, afetando algo entre 2% a 5% dos vinhos que usam rolhas. Não há quem afirme que esta contaminação possa trazer qualquer contribuição positiva para os vinhos.

Isso se contrapõe a outras (como acidez volátil ou redução, por exemplo), onde sua forma ou intensidade podem abrir espaço para discussão.