Veículos de Comunicação

Esporte

Copa Primeira Hora de Boxe agita Guanandizão neste final de semana

Presidente da Confederação Brasileira acompanhará maior competição para iniciantes na Capital

Edição da Copa Primeira Hora de Boxe em 2023 reuniu 96 boxeadores
Edição da Copa Primeira Hora de Boxe em 2023 reuniu 96 boxeadores

A 24ª edição da Copa Primeira Hora de Boxe, promovida pela Federação de Boxe do Estado de Mato Grosso do Sul (FDBMS), acontecerá neste fim de semana (17 e 18/02) no ginásio Avelino dos Reis (Guanandizão). O evento, aberto a iniciantes na modalidade, contará com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Marcos Brito, e terá a atuação da árbitra internacional Marcela Souza.

Com a participação de aproximadamente 85 boxeadores representando dez municípios e 20 academias, as competições serão divididas nas classes elite, juvenil e cadete, tanto no gênero masculino quanto no feminino. A Copa PH é reconhecida como uma das principais reveladoras de talentos no Centro-Oeste brasileiro, destacando-se pela rivalidade entre as equipes.

Marcelo Nunes, vice-presidente da FDBMS e um dos idealizadores do evento há 24 anos, ressalta a importância da competição na descoberta de novos talentos. “É para esse evento que os novos talentos se preparam durante meses e até anos. Por isso é a competição onde descobrimos os verdadeiros talentos”, destaca Nunes.

Além da busca por talentos individuais, a competição também envolve a disputa pelo título de campeã entre as equipes. Entre as 20 participantes, pelo menos seis são consideradas favoritas, incluindo a atual detentora do maior troféu, a equipe Pugillus de Corumbá, que conta com 11 atletas. Outras equipes como 1º Round, Boxe Elite, Dragão Branco e CT Corumbá também são fortes candidatas ao título, devido ao maior número de atletas e, consequentemente, mais chances de conquistar medalhas.

A Copa Primeira Hora de Boxe será realizada em três sessões, com a primeira das 9h30 às 12h30, a segunda iniciando às 18 horas e a terceira no domingo a partir das 9h30. A entrada será um quilo de alimento não perecível, ou os interessados podem adquirir convites nas academias de boxe da capital.

O presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Marcos Britto, estará presente na competição para ajustar detalhes sobre o Circuito Brasil de Boxe. A árbitra internacional Marcela Souza, com vasta experiência em campeonatos mundiais e nos Jogos Olímpicos de 2016, também marcará presença, ministrando um curso de atualização e formação de novos árbitros e juízes em Campo Grande até sábado.