Veículos de Comunicação

SAÚDE PÚBLICA

Dobra número de atendimento nas UPAs da capital

A Sesau informou que a maioria dos casos é de pacientes adultos e sem queixas de doenças respiratórias, mas com sintomas gastrointestinais

A demora do atendimento e falta de medicação foram constadas na UPA Universitário - Foto: Gerson Wassouf/CBN-CG
A demora do atendimento e falta de medicação foram constadas na UPA Universitário - Foto: Gerson Wassouf/CBN-CG

Os atendimentos nas unidades de urgência e emergência de Campo Grande cresceram nas últimas duas semanas, ultrapassando a média de atendimentos por dia, saltando de 2 mil, para cerca de 4 mil atendimentos diários. A maioria é de pacientes adultos e sem queixas de doenças respiratórias, mas com sintomas gastrointestinais (diarreia, vômito, dor no estômago), segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

A demora do atendimento e falta de medicação foram constadas pela Rádio CBN Campo Grande na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Universitário, na região sul da capital.

Confira mais informações na reportagem completa:

Retorno

"A Sesau ressalta que faz semanalmente o acompanhamento e o monitoramento das doenças diarreicas agudas (MMDA), e que  todos os serviços de saúde públicos e privados informam o número de casos registrados com sintomas de diarreia com duração de até 14 dias.

O levantamento do início do ano até 24 de agosto mostra crescimento de 30% nos casos de doenças diarreicas agudas na capital (2023: 47.583 casos; 2024: 62.533 casos). 

Durante a semana epidemiológica 34 (de 18/08 a 24/08), o aumento foi de 110% nos atendimentos, passando de 1.401 casos em 2023, para 2.998 casos em 2024.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta à população que procure primeiro uma Unidade de Saúde da Família (USF) antes de recorrer a uma UPA ou CRS. Além das consultas agendadas, as USFs também atendem as demandas espontâneas. Agindo assim, os pacientes podem evitar que casos de menor gravidade acabem parando nas unidades de emergência e urgência e, desta forma, sobrecarregando o fluxo de atendimento".