Veículos de Comunicação

Aeroporto

Empresa espanhola assume administração do aeroporto de Campo Grande

Além do aeroporto da Capital, a empresa assume também as unidades de Corumbá e Ponta Porã

- Foto:Ana Krasnievicz/CBN - Campo Grande
- Foto:Ana Krasnievicz/CBN - Campo Grande

O aeroporto de Campo Grande está sob nova direção. A Aena, uma empresa espanhola, assume a administração do espaço nesta sexta-feira (13), até então o aeroporto da Capital era administrado pela Infraero.

Além da Capital a empresa assume também a administração das pistas de Corumbá e Ponta Porã. O contrato está firmado desde março, e a concessão é de 30 anos.

Segundo a empresa, uma série de melhorias será feita no prazo 3 anos, incluindo aumento na capacidade de passageiros, expansão da pista para acomodar mais 11 aeronaves, além de melhorias nas áreas de check-in, embarque e desembarque.

Serão feitas também melhorias no sistema de luzes da pista, além de detalhes técnicos e práticos na rotina do aeroporto. Conforme a empresa, as obras devem iniciar em novembro, com conclusão prevista para junho de 2026. Segundo o diretor presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, as obras não devem parar as operações do aeroporto.

O grupo já opera aeroportos em países como a Inglaterra, México, colômbia e Jamaica. A Aena opera no Brasil desde 2020 e já soma sob sua administração 17 aeroportos, e com essa nova leva passa a comandar aeroportos em Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo com Congonhas e Minas Gerais. Possuindo assim, controle de 20% do tráfego aéreo nacional.