Veículos de Comunicação

Janssen

Fronteira de MS recebe vacina para estudo

Imunizante será enviado para 13 cidades

Imunizante será enviado para 13 cidades - Divulgação
Imunizante será enviado para 13 cidades - Divulgação

O Ministério da Saúde confirmou o envio de 150 mil doses da vacina contra Covid-19 da Janssen para imunizar moradores de 13 municípios que fazem fronteira com outros países em Mato Grosso do Sul. A iniciativa faz parte de estudo do VEBRA Covid-19 (Vaccine Effectiveness in Brazil Against Covid-19) que vai pesquisar a efetividade e impacto da vacinação em massa na região de fronteira.

Será avaliado o impacto de vacinação em massa, em pessoas entre 18 a 50 anos em 13 cidades de fronteira de Mato Grosso do Sul, após 14 dias de dose única da Janssen. O objetivo é estimar efetividade de um regime de uma dose da Janssen redução de riscos de forma sintomáticas, graves e óbitos por Covid-19 após 14 dias.

Os municípios que vão fazer parte do estudo de vacinação em massa são Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

Transparência
Além de liderar o ranking nacional de vacinação contra Covid-19, Mato Grosso do Sul também é destaque na transparência da divulgação dos dados sobre a imunização, sendo classificado no nível “ótimo”, em pesquisa realizada por professores da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina).

A pesquisa se trata de um levantamento sobre a transparência do processo de vacinação dos estados, por meio do ITVC-19 (Índice de Transparência da Vacinação contra a Covid-19).  São levados em conta a divulgação de 10 itens sobre a imunização, para se chegar a pontuação e nível de cada estado.

Ranking
Mato Grosso do Sul é o estado que mais vacinou sua população com as duas doses da vacina. Dados reunidos pelo Consórcio de Veículos de Imprensa apontam que 21% recebeu a D2.