Veículos de Comunicação

Campo Grande

Fumacê passa por cinco bairros nesta quarta-feira

Ferramenta auxilia no combate ao Aedes aegypti e atinge grandes áreas de bairros endêmicos

Serviço circula das 16h às 22h na Capital - Foto: Reprodução/ Prefeitura de Campo Grande
Serviço circula das 16h às 22h na Capital - Foto: Reprodução/ Prefeitura de Campo Grande

Para continuar o combate ao Aedes aegypti, o serviço de Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como Fumacê, passará em cinco bairros da cidade: Centro Oeste, Centenário, Nasser, Rita Vieira e Alves Pereira.

De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, a seleção desses itinerários segue um critério baseado em estudos epidemiológicos, que indicam maior incidência do mosquito e, consequentemente, maior risco de transmissão de dengue, zika e chikungunya.

O serviço do Fumacê é uma das ferramentas mais eficazes na luta contra o Aedes aegypti, pois permite cobrir grandes áreas em pouco tempo, alcançando locais que poderiam ser de difícil acesso para outras formas de combate ao mosquito.

“Entretanto, a população  tem um papel crucial neste esforço, adotando medidas preventivas como evitar água parada, manter os quintais limpos e utilizar repelente regularmente”, enfatiza o coordenador da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), Vagner Ricardo Santos.

Os itinerários são:

Centro Oeste : Encontro das ruas Cláudio Coutinho com Maria da Gloria F. de Souza.
Centenário: Cruzamento da Rua Agua da Prata com a Rua Américo Azambuja.
Nasser : Interseção das ruas São Joaquim com Santa Isabel.
Rita Vieira: Junção das ruas João Paulo I com Ministro Petrônio Portela.
Alves Pereira: Esquina das ruas Manoel Garcia de Souza com Carica.

A operação do Fumacê está programada para iniciar às 16h, momento em que os mosquitos são mais ativos. Os moradores são aconselhados a deixar portas e janelas abertas para que o inseticida possa entrar nos imóveis, aumentando assim a eficácia do serviço.

*Com informações da Prefeitura de Campo Grande