Veículos de Comunicação

Colapso

HU anuncia fechamento do Pronto Atendimento por 24 horas

Em nota divulgada à imprensa, hospital diz que leitos estão com superlotação de 1.000%

- Foto: Isabelly Melo
- Foto: Isabelly Melo

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HU-UFMS) anunciou nesta quarta-feira (25), que vai fechar o Pronto Atendimento Médico em virtude da superlotação que o setor enfrenta.

Segundo o hospital, a área verde do pronto atendimento está com superlotação de 1.000%, já que tem capacidade para três pessoas mas há 37 pacientes no local.

Em nota divulgada à imprensa, o HU diz, ainda, que a capacidade instalada e contratada pelo gestor municipal é de 18 leitos.

“O que vem acontecendo é que pacientes críticos são retirados das UPAs ou Centros Regionais de Saúde, são encaminhados para o hospital e permanecem em macas retidas por dias, sem condições adequadas de espaço e funcionários, não sendo este considerado o cuidado adequado ao paciente, ferindo o princípio de equidade do SUS e transferindo responsabilidades”, explica a nota.

De acordo com a instituilçao, apesar de documentos anteriores já enviados e inúmeros contatos feitos com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a situação de superlotação do Pronto Atendimento Médico continua e, de forma cada vez mais preocupante.

Por fim, o hospital encerra dizendo que “uma superlotação de 1000% não é aceitável e não pode ser considerada um meio para um fim pois, este meio, custa eventos adversos, por vezes irreversíveis, como erro de medicação, quedas, lesões por pressão, pneumonia broncoaspirativa, infecção por germe multirresistente, entre outros”.

A reportagem da CBN Campo Grande solicitou retorno da Sesau mas, até o fechamento desta reportagem, não obteve resposta sobre a situação.

O pronto atendimento ficará fechado por 24 horas.