Veículos de Comunicação

Viagem De Sabores

Linguini a Bolonhesa

O segredinho é usar os melhores ingredientes que você tiver a mão

- Foto: Paulo Machado
- Foto: Paulo Machado

Hoje fiz uma pasta a quatro mãos com minha amiga Carol Lima, especialista em azeites. O segredinho dela é usar os melhores ingredientes que você tiver a mão. O meu, claro que concordar com ela e colocar uma pitadinha de canela. Técnica para molhos que aprendi com o saudoso Senhor Thrassyvoulos Georgios Petrakis, o simpático Sr. Trasso, de sorriso fácil, falecido em 2016, foi o fundador em 1954 do restaurante grego: Acrópoles, que funciona até hoje no bairro do Bom Retiro em São Paulo. Restaurante que ficou imortalizado no best-seller: os 1.000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer: Um Guia Para Toda a Vida da Patricia Schultz, pela Editora Sextante. 
 
Bem, vamos a receita:

Linguini a Bolonhesa 
200 gramas de miolo de acém moído 
600 gramas de tomate pelati 
2 dentes de alho picados
1/2 cebola picada
1 cálice de vinho tinto 
Sal e pimenta do reino a gosto
Folhas de manjericão, queijo parmesão, azeite de oliva extra virgem a gosto
Trufas negras a gosto

Modo:
Em uma panela sue cebola no azeite, incorpore a carne moída, quando estiver mais corada adicione o alho e deixe-a refogar secando a panela e formando uma borra, daí acrescente o vinho (deglaçage), quando o vinho reduzir, acrescente o tomate em fogo lento e deixe o molho apurar. Por último acrescente sal, pimenta do reino e uma pitadinha de canela. 
Cozinhe o macarrão por 11 minutos até ficar Al denti. E depois junte ele ao molho e sirva em seguida com o manjericão, parmesão ralado e a trufa.

Bom apetite!

Confira