Veículos de Comunicação

Cop 28

Mato Grosso do Sul marca presença na COP 28

O estado é um dos 170 signatários da coalizão Net Zero, que firma compromisso para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera até 2050

Segundo os organizadores da coalizão, Mato Grosso do Sul foi um dos primeiros governos a assinar o tratado - Foto:Guilherme Pimentel
Segundo os organizadores da coalizão, Mato Grosso do Sul foi um dos primeiros governos a assinar o tratado - Foto:Guilherme Pimentel

Mato Grosso do Sul participa da Assembleia geral do Under Second Coalization, em Dubai nos Emirados Árabes, o grupo reúne governos regionais de todo o mundo em torno de soluções para combater as mudanças climáticas e o aquecimento global.

O evento acontece junto a Convenção das Nações Unidas para mudanças climáticas, a COP 28

A under second coalizaton reúne estados que assumiram compromissos robustos quanto às mudanças climáticas. O grupo reúne ainda, cerca de 170 signatários, do Net Zero, o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera até 2050.

Segundo os organizadores da coalizão, Mato Grosso do Sul foi um dos primeiros governos a assinar o tratado. No Brasil 12 estados a aderiam ao acordo.

No evento foram discutidos os processos de adaptação e mitigação frente às mudanças climáticas e apresentadas e debatidas as ações necessárias em nível de governança para garantir o acesso aos fundos internacionais existentes para tingir as metas propostas.

No evento ainda foram discutidas formas de estabelecer o mecanismo de mudança e encontrar atores e parceiros que possam estar nesta cadeia e que atendam, ao mesmo tempo, o setor privado, e o setor público.

Conforme o Governo do Estado, o debate tem como principal ponto as mudanças de matriz energética, com a implantação de programas de fomento à produção e o uso de fontes de energia limpa e renovável.

*Com informações: Gov MS