Veículos de Comunicação

Corumbá

Pesca ilegal de dourado gera multa de mais de R$ 4,8 mil a pescador

Homem estava com cinco exemplares da espécie e usava apenas linhas para pegar peixes

Pescado será doado para entidades - Foto: Divulgação/PMA
Pescado será doado para entidades - Foto: Divulgação/PMA

Policiais militares ambientais de Corumbá flagaram um pescador com 4 kg de dourado perto do Porto Geral de Corumbá, às margens do rio Paraguai. A pesca dessa espécie de peixe está proibida em Mato Grosso do Sul.

A fiscalização da PMA era feita a vários grupos que estavam pescando nessa região, que sempre reúne pessoas em diferentes partes do dia. O flagrante aconteceu na tarde desta terça-feira (16).

 Durante a abordagem, os policiais constataram que o homem utilizava apenas uma linhada de mão para pescar e que havia capturado cinco exemplares de dourado. A proibição da pesca desse tipo de peixe consta na Lei Estadual nº 6.190, de 2024.

Por conta do flagrante, o pescado foi apreendido e houve a autuação de multa administrativa no valor de R$ 4.842. O material de pesca também foi apreendido e o pescador encaminhado para a Polícia Federal para registro de ocorrência. O pescador ainda poderá recorrer da multa. O pescado apreendido deve ser doado para entidades. 

“A Polícia Militar Ambiental reafirma seu compromisso em garantir o cumprimento das leis ambientais, buscando proteger os recursos naturais e promover a conscientização sobre a importância da observância das leis vigentes para a preservação do ecossistema Pantaneiro”, informou a PMA, em nota.