Veículos de Comunicação

Crime Ambiental

PMA prende homem por pesca ilegal em cachoeira de Coxim

Apreensão foi feita no Rio Taquari durante a Operação Finados

Embarcação estava a 10 metros da cachoeira - Foto: Reprodução/PMA
Embarcação estava a 10 metros da cachoeira - Foto: Reprodução/PMA

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Coxim prendeu em flagrante um homem por pesca ilegal em uma cachoeira no Rio Taquari na última quinta-feira (2).

A prisão ocorreu durante a Operação Finados, que tem como objetivo coibir a pesca predatória na região. Durante um patrulhamento fluvial, os policiais ambientais flagraram uma embarcação apoitada, cerca de 10 metros da cachoeira, realizando a pesca.

Segundo a PMA, as cachoeiras são consideradas locais proibidos para a pesca, devendo ser respeitada uma distância de 200 metros acima e abaixo das mesmas para a atividade pesqueira. Além disso, durante a vistoria na embarcação, os policiais encontraram nove anzóis de galho, que são considerados petrechos proibidos para o pescador amador.

O homem, que não teve a identidade revelada, apresentou a Licença Provisória de Pesca Amador ou Esportivo Embarcada, expedida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. No entanto, ele foi preso em flagrante por pesca em local proibido e uso de petrecho proibido.

O homem foi encaminhado à delegacia de polícia civil de Coxim para as providências cabíveis. Ele também foi autuado administrativamente em R$ 1.400,00 e teve a embarcação, motor e petrechos de pesca apreendidos.

A PMA alerta que a pesca ilegal é crime ambiental e pode resultar em prisão e multa. A população pode denunciar casos de pesca predatória pelo telefone 190 ou pelo site da PMA.

*Com informações da PMA