Veículos de Comunicação

Economia

Programa facilita abertura de empresas em MS

Por meio do Balcão Único MS Agiliza, uma nova empresa pode ser registrada em até 10 minutos. O lançamento oficial foi realizado na manhã desta segunda-feira (13) na sede do Sebrae em Campo Grande

Foi lançada na manhã desta segunda-feira (13), na sede Sebrae em Campo Grande, o programa "Balcão Único MS Agiliza". A iniciativa do governo estadual tem o objetivo de desburocratizar o processo de abertura e registro de uma nova empresa, que agora pode ser feito em até 10 minutos. Isso é possível por meio de um formulário único, gratuito e digital, onde todos os dados dos novos empresários são armazenados e oficializados. 

"Da mesma maneira que as pessoas têm uma série de outros serviços na palma da mão, a junta comercial também está se tornando isso, como o Detran já evoluiu muito nesse sentido. É dessa maneira que a gente quer proporcionar melhores serviços e, principalmente, competitividade para o Mato Grosso do Sul. Isso é competitividade. É a facilidade de fazer negócio, é o ambiente, é o Estado dar o crédito a quem quer empreender e não vice -versa, não penalizar, não buscar sempre dificultar a entrada de uma pessoa, de uma pequena empresa, num determinado negócio.", afirmou o governador do estado, Eduardo Riedel.

A Junta Comercial do Estado (Jucems) centralizará a coleta digital e automática de dados para formalizar empresas individuais e sociedades limitadas. O presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, falou o que está sendo feito no estado para que os profissionais de contabilidade estejam capacitados com o novo sistema digital.

"Nós trabalhamos mais com a parceria com o CRC, com os profissionais contábeis, que hoje representa 99 % da formalização de empresas. Nós já estamos capacitando, estamos formalizando esse negócio. E agora, com esse licenciamento, com esse lançamento que a gente vai fazer, nós vamos a campo com cada prefeitura, para que tenha sua tabela de simplificação e a gente possa agilizar o mais rápido possível e capacitar esse pessoal. Nós já fizemos treinamento em 21 regiões do Estado, para que seja um negócio simples e seja uma realidade positiva para todo mundo", explica o presidente da Jucems.