Veículos de Comunicação

Aposentadoria

Reforma previdenciária exige atualização anual de regras para aposentadoria

Este ano, mulheres precisam de 91 pontos e homens de 101 pontos para se aposentar por tempo de contribuição

Benefícios previdenciários são atualizados com regra no reajuste do salário mínimo
Benefícios previdenciários são atualizados com regra no reajuste do salário mínimo

Neste início de ano, além de alterações nos valores dos benefícios com o aumento do salário-mínimo, regras de aposentadoria também passaram por alterações. Segundo a advogada previdenciarista e coordenadora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário para o Centro Oeste (IBDP), Juliane Penteado, as novas regras são em decorrência da atualização anual das regras previdenciárias.

“Desde a Reforma da Previdência, em novembro de 2019, todos os anos são adicionados pontos à regra de transição. Esta situação ocorre exatamente para garantir a transição de uma regra para outra”.

Em 2023, a mulher precisava de 90 pontos e o homem de 100 pontos, que é a soma da idade e do tempo de contribuição de ambos os sexos. Portanto, em 2024, a mulher precisa ter 91 e os homens 101 pontos.

Além disso, outra regra que merece atenção do trabalhador que está prestes a se aposentar é a da idade mínima. Em 2023, a mulher precisava ter 58 e o homem 63 anos de idade. A idade subirá 6 meses a cada ano até chegar 62 anos para mulher em 2031 e 65 anos para os homens em 2027.

Portanto, em 2024 a mulher precisa ter 58 anos e 6 meses mais 30 anos de contribuição e o homem 63 anos e 6 meses mais 35 anos de contribuição para se aposentar. Acompanhe a entrevista completa.