Veículos de Comunicação

Empreendedorismo

Sebrae alavanca negócios locais com capacitação no grande Nova Lima

Desde a inauguração mais de 1.500 micro e pequenos empresários foram atendidos

Desde a inauguração mais de 1.500 micro e pequenos empresários foram atendidos - Foto: Isabelly Melo/CBN
Desde a inauguração mais de 1.500 micro e pequenos empresários foram atendidos - Foto: Isabelly Melo/CBN

Presente na região do grande Nova Lima desde setembro do ano passado o Sebrae completa 50 anos em 2022. Motivo suficiente para emplacar mais ações voltadas aos micros e pequenos empreendedores.

Conforme o analista técnico do Sebrae, Carlos Henrique Oliveira, com a presença da Instituição em bairros da capital, como o grande Nova Lima e na região do Parati e Aero Rancho, os negócios locais são beneficiados com capacitação, consultorias e orientações especificas para cada setor.

Carlos Henrique, analista técnico do Sebrae MS

Em seis meses de atuação foram mais de 1.500 atendimentos no Sebrae Nova Lima, que atende não só a região mais outros bairros ao redor. Segundo Carlos, o perfil dos micros e pequenos empreendedores da localidade contempla negócios de vestuário e alimentação. “Nós atendemos na maioria MEI, até pela necessidade do bairro, mas nós temos também a pessoa que quer empreender, quer abrir empresa, recebe orientação, e a pessoa que já tem empresa ou microempresa”, disse.  

Trabalhando em três eixos: atendimento presencial, aproximação das lideranças e diagnóstico do bairro, o Sebrae conta com um atendimento presencial direto e intimista, com visita de agentes aos comércios da região.

“Temos cinco agentes que estão visitando constantemente, desde o dia 03 de setembro, toda a região no Nova Lima, que envolve de 14 a 17 bairros. Estamos falando de uma densidade empresarial de mais de 30 mil empresas. Então é uma região bastante considerável para que a gente possa não só dar capacitação, mas consultorias, orientação, para que a gente possa ser uma agente transformar a realidade dos empresários da região”, explicou.

Pensando em abrir o próprio negócio, Victor de Almeida foi um dos moradores da região que visitou o Sebrae no início da semana em busca de orientações. Ele já sonha em deixar de ser funcionário para abrir uma MEI (Microempreendedor Individual).

Atendimento é direcionado à micros e pequenos empresários da região

“Meu objetivo é me tornar MEI, por enquanto eu sou prestador de serviço, mas pretendo ter um ponto fixo no ramo de pintura automotiva. Pra isso busquei orientações para pagamento de guia, impostos, aposentadoria e benefícios que o MEI proporciona. Me ajudou bastante, mas eu pretendo buscar mais capacitação, o MEI é só o começo”, contou.

Victor já pensa também em buscar capacitações no Sebrae, ação que não vai faltar na região, conforme o cronograma da instituição. Além do reforço das ações já existentes desde o ano passado, em 2022 o Sebrae contará com novos projetos.

“Temos um projeto bem bacana que envolve a mentoria para empresários. Esse programa vai ser inaugurado em março e vamos disponibilizar ações mais efetivas entendendo cada vez mais a necessidade do empresário. Acredito que será um serviço gratuito”, revelou.

Inclusive com o acréscimo de 10 novos municípios dentro do programa Cidade Empreendedora, que leva qualificação, capacitação e diversos atendimentos do Sebrae ao interior do estado. “O Sebrae no Bairro virou um espelho da regional, então nós temos unidades que na verdade são uma extensão do Sebrae MS. Nós temos lá toda a liderança, ação com os municípios, com os empresários, promovendo capacitação, entendo a realidade do município. E essa experiência a gente traz aqui para o bairro”, explicou.

O atendimento no Sebrae acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com diversos serviços disponíveis. Para saber mais entre em contato pelo telefone 0800 570 0800.