Veículos de Comunicação

CBN Campo Grande

Sebrae se veste de verde para apoiar campanha de doação de órgãos

Iniciativa do Governo de MS chama a atenção da sociedade para a importância do ato

Para alertar a população do estado sobre a importância da doação de órgãos, o Governo de Mato Grosso do Sul lançou uma campanha que tem neste domingo, 27 de setembro, seu marco, quando se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos.

Segundo as informações do governo estadual, desde o ano de 2000, a informação de doador nos documentos de RG e CNH não vale mais como autorização expressa. Agora, é a família quem autoriza ou não a doação e, por isso, precisa estar ciente da vontade de cada um.

Para dar apoio à iniciativa e chamar a atenção de todos para a causa, o Sebrae/MS “se vestiu” de verde, mudando a iluminação da fachada de sua sede na Capital. “É um ato simbólico. O mais importante é que todos nós tenhamos a consciência de que apoiar a iniciativa significa salvar vidas”, ressalta Luiz Henrique Ishikawa, assessor geral do Sebrae/MS.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, com base no Sistema Nacional de Transplantes, apontam que o número de doadores efetivos de órgãos no Brasil cresceu 90% em seis anos: foram 2.562 casos em 2015, contra 1.350 em 2008. Ainda segundo o levantamento, o país teve o melhor primeiro semestre da história em número de doadores: 1.338, ante os 1.289 registrados no mesmo período do ano passado.

“A união entre o máximo de instituições, como o Sebrae, para alertar clientes e colaboradores, assim como a sociedade em geral, pode contribuir para aumentar ainda mais esses números”, conclui Ishikawa. Para mais informações sobre a campanha, basta acessar www.saude.gov.br ou então ligar nos telefones 0800 647 1633 e 163.