Veículos de Comunicação

Bem-estar Animal

Subea espera castrar 1.500 animais em parceira com OSCs

Chamamento público para selecionar Organização da Sociedade Civil segue aberto até fevereiro

Ana Luiza Lourenço
Ana Luiza Lourenço

Com finalidade de realizar a captura e castração de felinos de vida livre provenientes de colônias de rua e caninos acima de 15 kg, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subea), abriu na última sexta-feira (19) o chamamento público para selecionar Organização da Sociedade Civil (OSCs).

A intenção da ação é ampliar as iniciativas de controle populacional de animais sem lar. De acordo com a secretária da Subea, Ana Luiza Lourenço, a expectativa é realizar cerca de 1.500 castrações durante o período de vigência do termo de colaboração.

“São R$ 250 mil reais que são divididos de acordo com a quantidade de instituições selecionadas. O recurso também é um apoio financeiro ao trabalho que muitas organizações já realizam de forma independente […] Uma cadela de porte grande, em média, pode ter uma ninhada de 10 a 15 filhotes. Este filhote, pode também procriar em um ano. Já os gatos, a procriação é mais acelerada, em 6 meses o animal já pode ter cria”.

Para mais informações sobre o chamamento, os interessados podem acessar clicando aqui. No ano passado, a Subea realizou cerca de 7.500 castração de cães e gatos. Durante a entrevista ao Jornal CBN CG, desta segunda-feira (22), a secretária falou das iniciativas do trabalho preventivo realizado pelo órgão para evitar o desenvolvimento de doenças, a ampliação de cobertura vacinal e o serviço de microchipagem de pets.

No microchip são inseridos todos os dados do pet e do tutor, como nome, endereço entre outros dados”. No próximo dia 26, a Subea realiza mais uma ação de atendimento. O evento será no CRAS Carlinda Pereira Contar, 'Nossa Senhora Aparecida', na rua Kamiei Shimabuco, número 8 – rua lateral do Ceasa, a partir das 8h. Acompanhe a entrevista completa.