Veículos de Comunicação

Reviva Cg

VÍDEO: Pedestre com muletas cai em desnível de calçada no centro da capital

Acidente foi na calçada do projeto Reviva que recebeu prêmio por mobilidade a pé

Pedestre com deficiência na calçada do Reviva momentos antes da queda - Foto: câmera de segurança
Pedestre com deficiência na calçada do Reviva momentos antes da queda - Foto: câmera de segurança

Uma mulher de 49 anos, com deficiência, saiu de uma loja e tentava chegar à rua quando foi ao chão ao perder o equilíbrio, depois de apoiar uma das muletas que usava num ponto onde terminava a calçada e havia um desnível. O acidente assustou quem passava pelo local, na Rua Rui Barbosa, no centro de Campo Grande, na tarde dessa quinta (31).

A câmera de segurança de um comércio próximo registrou o momento dramático enfrentado pela pedestre.  Ela foi socorrida por outras pessoas para conseguir se levantar. Nesta sexta-feira (1º), a mulher, que prefere não ser identificada, reclamou que ainda sente dores pelo corpo, apesar de estar medicada.

O local onde ocorreu o acidente faz parte do projeto Reviva Campo Grande, da prefeitura municipal, e a obra nesse trecho já estava concluída e liberada para a circulação de pedestres, de acordo com comerciantes da região. A empresária Cintia Guandalim, que ajudou no socorro à mulher, disse que já havia reclamado para a prefeitura sobre a situação no local que, segundo ela, foi um trabalho mal feito.

"Tem um buraco muito grande aqui, onde cortaram parte das raízes desta árvore. Ainda tem um cano pra fora. Eles precisam resolver isso aqui, aumentar a calçada… A preocupação aqui deveria ser a acessibilidade que foi tirada".

A prefeitura da capital, por meio da assessoria de imprensa do projeto Reviva e da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos, informou à CBN Campo Grande que não há problema ou erro de execução na obra que foi feita dentro das normas legais. "Não se trata de um desnível. O que aconteceu foi que a cova da árvore, por exigência da Semadur [Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana] ficou maior por conta das raízes. Não poderia ser concretado mais do que está para proteger a árvore.", informou a nota.

Na manhã desta sexta-feira trabalhadores do projeto Reviva Campo Grande voltaram ao local para refazer o serviço na calçada. 

Assista ao vídeo:

 

PRÊMIO POR MOBILIDADE

Em Agosto/2021 a prefeitura divulgou que Campo Grande recebeu o Prêmio Cidade Caminhável, promovido pelo Movimento SampaPé!, ficando em quarto lugar entre as maiores cidades do país com os melhores projetos de  "mobilidade a pé", desde 2012 até 2020, traçando um histórico destas intervenções a partir da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O Reviva disputou com outros dez projetos na categoria cidades grandes, com mais de 800 mil habitantes.

Matéria publicada na época: 

https://www.campogrande.ms.gov.br/cgnoticias/noticias/programa-reviva-campo-grande-entra-no-mapa-cidade-caminhavel-que-destaca-as-acoes-para-caminhabilidade-nas-cidades-brasileiras/