Veículos de Comunicação

Bandeira Verde

Conta de energia elétrica não terá cobrança extra no mês de junho

É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da bandeira escassez hídrica

É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Agência desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica - Arquivo/JPNews
É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Agência desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica - Arquivo/JPNews

Na última sexta-feira (27), a bandeira acionada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para o mês de junho é verde para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional – a malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro. Com a bandeira verde, que indica condições favoráveis de geração de energia, não há complemento de cobrança na tarifa.   

É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Agência desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, instituída pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg), vigente de 1º de setembro de 2021 a 15 de abril passado. Durante esse período, a Aneel continuou responsável por estabelecer a bandeira tarifária para os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica, não incluídos entre os consumidores que pagavam a Bandeira Escassez Hídrica. Para os consumidores beneficiários da tarifa social, a bandeira tarifária está verde desde dezembro de 2021. 

A Consulta Pública nº 012/2022, referente à atualização anual dos adicionais e das faixas de acionamento das bandeiras tarifárias, ficou aberta para contribuições da sociedade até 4 de maio. No momento, as contribuições recebidas na consulta estão sendo analisadas pela Agência.