Veículos de Comunicação

Oportunidade

Alunos da escola Unitrês Objetivo comemoram o Dia da Independência do Brasil

O objetivo da ação é estimular um sentimento de patriotismo em crianças e jovens da escola

Em alusão aos 193 anos de Independência do Brasil, comemorada dia 07 de setembro, a escola Unitrês Objetivo realizou a Semana da Pátria para seus alunos, elaborando atividades educativas sobre o tema.

A diretora da escola, Marcia Shirley da Silva, contou que a intenção é estimular o patriotismo nos alunos, ressaltando a importância dessa data. Lembrou também que, ultimamente, os alunos não valorizam datas comemorativas e, por isso, ações como essas são de grande valia. Todos os alunos foram motivados a usar roupas verdes e amarelas e pintar o cabelo e as crianças menores, a fazer pinturas faciais.

“Preferimos fazer durante a semana que antecede o dia 07, pois não haveria muito sentido fazer depois dessa data. Frisar a importância desta data é obrigação da escola, fazê-los compreender que em cada data algo importante aconteceu”, defendeu Marcia.

De acordo com a diretora, durante toda a semana, os 500 alunos matriculados na instituição participaram cantando o Hino Nacional e o Hino da Independência, que se tornará uma prática regular na escola, segundo Marcia. Além disso, os alunos do fundamental I fizeram atividades como confecção de bandeiras e desenhos, enquanto os alunos do fundamental II e ensino médio enfatizaram o conhecimento histórico.

A aluna do 9° ano do ensino fundamental, Giovana Carvalho, de 14 anos, destacou a importância da Semana da Pátria. “É muito bom relembramos a nossa Pátria. Nós nos reunimos para cantar o hino e isso é muito legal”, declarou. Para Gabriela Garcia, de 13 anos, também estudante do 9° ano, essa data não pode ser esquecida. “É muito importante as escolas trabalharem isso para que os alunos saibam a importância da independência. Com isso, conseguimos aprender mais”, disse.

“Cantar o hino representando nossa Pátria é motivador e poder cantar toda semana será gratificante”, contou a estudante Hellen Bartolomeu, de 14 anos, do 9° ano. O jovem Salin Sahão Paulo Mino, de 14 anos, ressaltou a importância do patriotismo. “Dar valor à nossa Pátria e cultivar o sentimento de patriotismo é necessário para os brasileiros”, disse.

DIA DA INDEPENDÊNCIA

Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante dessa situação, em 07 de setembro de 1822, D. Pedro deu seu famoso grito, às margens do riacho Ipiranga em São Paulo, “Independência ou Morte!”, e assim o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal.