Veículos de Comunicação

Oportunidade

Alunos da rede pública de Três Lagoas desenvolvem repelente do mosquito da dengue

Projeto é realizado desde 2011, na escola João Tomes envolve mais de 100 alunos do ensino fundamental e médio

Os alunos da Escola Estadual Padre João Tomes, do bairro Jupiá, em Três Lagoas estiveram na manhã de ontem, na Praça Senador Ramez Tebet divulgando os trabalhos desenvolvidos do Projeto realizado na escola, de combate a dengue. O projeto é coordenado pela professora Celma da Silva Almeida.

Uma peça teatral estrelada por alunos da escola foi apresentada para população, o tema central foi os sintomas e prevenção da dengue e Chikungunya. Logo após o teatro, foi distribuído repelente natural desenvolvido pelos próprios estudantes e mudas da horta existe na unidade educacional, para os presentes.

O projeto da Escola Estadual Padre João Tomes tem parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Mais Educação, do governo federal.

Ao todo, 21 alunos da UFMS dos cursos de biologia, geografia e história fazem parte do projeto, pelo PIBID.

Entre as ações realizadas, que envolvem cerca de 100 alunos do ensino fundamental e médio da João Tomes estão: pesquisa avançada sobre o tema, desenvolvimento do repelente, elaboração de maquete de uma cidade com vários focos de dengue, teatro e etc.

Celma da Silva Almeida, que coordena o projeto desde 2011, ressalta a importância da iniciativa para a sociedade. “Cada ano aumenta o número de casos de dengue na cidade, por isso é importante envolver os jovens no combate dessa doença. Eles levam informações e conhecimentos o que proporciona que os jovens mudem de hábito e incentivem seus familiares, despertando a conscientização e cidadania aos alunos. Também ajudamos as famílias carentes com o repelente natural, uma forma de proteção para quem não tem condições de comprar um repelente industrializado, sem falar que muitos são tóxicos. Espero que possamos ampliar o projeto” finalizou Celma.

O projeto concorre juntamente com outras iniciativas semelhantes na educação sul-mato-grossense, voltado ao combate a dengue, em uma premiação do governo estadual.

Aprenda a fazer o repelente:

Ingredientes:

500 ml de álcool ou

De 8 a 10 gramas de cravos

100 ml de qualquer tipo de óleo corporal

Preparo:

Em um recipiente adicione o álcool, o cravo e óleo corporal deixe a mistura no local por quatro dias, depois é só peneirar, colocar em um borrifador e passar pelo corpo.