Veículos de Comunicação

4

Após 13 meses de alta, vendas no varejo caem em janeiro

A atividade do comércio iniciou o ano de 2010 em queda, após uma sequência de 13 variações mensais positivas

Segundo a Serasa, a queda da atividade do comércio em janeiro deve-se ao recuo de 0,5% no movimento do setor de Combustíveis e Lubrificantes, tendo em vista as recentes elevações do preço do etanol no varejo nacional. Foi o segundo mês consecutivo de queda na atividade deste setor do comércio varejista.

Já os segmentos de Material de Construção e o de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas tiveram variações positivas.

Ainda segundo a Serasa, janeiro de 2010 registrou alta de 10,2% em relação ao mesmo mês de 2009, liderado pelo crescimento anual de 20,8% do setor de Veículos, Motos e Peças, de 20,5% do segmento de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática e de 18,0% do movimento do setor de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios.

De acordo com os analistas, na comparação anual, merece destaque o avanço de 10,0% registrado pelo segmento de Material de Construção. Foi a primeira alta anual da atividade deste setor desde dezembro de 2008. De lá para cá foram doze meses consecutivos de quedas nas taxas anuais de crescimento, isto é, em relação ao mesmo mês do ano anterior.