Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Após reajuste, índice de inadimplência das contas de energia aumenta

Em sete meses, consumidores já tiveram três reajustes no valor da conta de energia

Consumidores três-lagoenses estão tendo que desembolsar mais com contas, básicas do dia-a-dia, como luz, água, alimentação e combustível. O reflexo disso é o aumento da inadimplência registrado nas despesas básicas.

O percentual de contas atrasadas em Três Lagoas no mês de abril foi de 6,7%. O índice aponta aumento na inadimplência comparado ao mesmo período do ano passado, com taxa de 5,9%, segundo levantamento da Elektro empresa prestadora de serviço de energia no munícipio, a pedido do JP.

Um dos motivos da alta na inadimplência foi o aumento nos valores das contas de energia pagas pelos consumidores sul-mato-grossenses e de todo o país.

A elevação nas contas deve-se aos reajustes da revisão e bandeira tarifária repassada aos consumidores desde agosto do ano passado.

O consumidor sentiu no bolso, ao menos três reajustes, no mês de agosto de 2014, houve reajuste médio de 37,8%. Em janeiro deste ano, as bandeiras tarifárias subiram 8%. E em março houve a revisão tarifária extraordinária, com reajuste médio de 24,2%.

No geral, os municípios da área de concessão da Elektro em Mato Grosso do Sul, apresentaram o índice de inadimplência após reajuste de 7,1%. Enquanto no mesmo período de 2014, o índice de atraso nas contas era de era 6,1%.

Atualmente, a Elektro atende a 48 mil consumidores em Três Lagoas, entre residenciais, comerciais e industriais.

ÁGUA

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) trabalha com índice de inadimplência das contas de água e esgoto, dos clientes de todo o Estado, e não somente por cidades. O índice informado para MS durante abril é de 1,5%, mantendo-se estável nos últimos meses.

Este ano a empresa ainda não havia repassado reajuste nenhum da tarifa. Mas está semana, a Sanesul comunicou que a partir de julho, haverá aumento das contas de 8,17%.