Veículos de Comunicação

4

Bovespa sobe 1% e acumula alta de 12,38% no mês; dólar fecha quase estável

O dólar comercial encerrou a sessão desta segunda-feira quase estável, em baixa de 0,09%

Em um dia de agenda fraca de indicadores, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) subiu 1%, aos 45.991,89 pontos, completando o terceiro dia consecutivo de alta.

No mês, o mercado de ações brasileiro acumula valorização de 12,38%; No ano, de 22,48%.

O dólar comercial encerrou a sessão desta segunda-feira quase estável, em baixa de 0,09%, negociado a R$ 2,17 na venda, completando quatro dias consecutivos de queda. No mês, a moeda acumula desvalorização de 6,43%; no ano, de 6,99%.

No Brasil, entre as principais notícias do dia, o diretor financeiro da Vale, Fabio Barbosa, afirmou nesta segunda-feira que já vê indícios de melhora na demanda da China por minério de ferro e metais, com a ajuda da redução de estoques e maiores compras do país asiático. A afirmação fez as ações preferenciais da empresa subirem 2,42% na Bolsa.

O Banco Central divulgou pesquisa mostrando que as instituições financeiras do país revisaram para baixo, pela sexta semana seguida, sua previsão para o PIB (Produto Interno Bruto). A nova projeção é de retração de 0,3% em 2009, segundo a mediana das projeções de cerca de cem instituições.

O governador de São Paulo, José Serra, anunciou medidas para aumentar a oferta e a garantia de contratação de crédito para micro e pequenas empresas. Ele assinou três decretos, que incluem tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas nas compras públicas do Estado.

E o jornal "The New York Times", trouxe em sua edição de hoje a informação que o governo dos Estados Unidos quer que a General Motors prepare-se para pedir concordata.