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Brasil ajuda a garantir os ganhos das múltis

O Brasil desbancou a Alemanha e se tornou o segundo maior mercado da americana Kraft Foods no ano passado

Os relatórios financeiros dos principais grupos multinacionais de bens de consumo revelaram que o desempenho das vendas no Brasil e países asiáticos compensaram as perdas das matrizes durante a crise. O País e seus vizinhos tornaram-se refúgio de empresas como Coca-Cola, Nestlé, Lego, Unilever, Colgate-Palmolive, Procter &Gamble, Johnson & Johnson, Danone e L Oréal.

O Brasil desbancou a Alemanha e se tornou o segundo maior mercado da americana Kraft Foods no ano passado. “O mercado brasileiro já era prioritário e, neste momento de crise, sua importância fica maior”, afirma o diretor corporativo da Kraft Foods Brasil, Fábio Acerbi. A multinacional investiu e ampliou seu quadro de pessoal no final de 2008 para produzir e distribuir 21 milhões de ovos de Páscoa.

“Por mais que estejamos vivendo um momento de incerteza, a crise não afetou os pequenos consumos e sim os grandes investimentos”, afirmou Robério Esteves, diretor de operações da M.Cassab, distribuidora dos brinquedos da Lego no País.

O faturamento da Unilever Brasil cresceu 5% em 2008 e a manteve como a terceira maior operação do grupo no mundo. A Colgate-Palmolive obteve 27% de suas vendas na América Latina. No Brasil a empresa registrou aumento de 5% ante recuo de 3,5% nos Estados Unidos e queda de 13% na Europa, de acordo com o resultado do quarto trimestre de 2008, comparado com igual período em 2007.