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Calote do consumidor em 2011 é o maior em nove anos

Em fevereiro, no entanto, houve uma queda de 2,3% na comparação com janeiro. Trata-se do segundo recuo mensal consecutivo

O calote do consumidor brasileiro registrou, nos dois primeiros meses deste ano, a maior alta em nove anos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (14) pela empresa de análise de crédito Serasa Experian. O avanço no período foi de 25,4%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Serasa, o aumento reflete o endividamento maior do consumidor, com o acúmulo de dívidas e o crédito mais caro – conseqüência das medidas do Banco Central para controlar a inflação.

Em fevereiro, no entanto, houve uma queda de 2,3% na comparação com janeiro. Trata-se do segundo recuo mensal consecutivo. Para os economistas da Serasa Experian, isso é sinal de que a inadimplência está perdendo o fôlego. Na comparação anual – com fevereiro do ano passado – a inadimplência subiu 25,9%.

Dívidas

As reduções nas dívidas não bancárias – cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica e água – foram as principais responsáveis pelo recuo mensal do índice – queda de 1,9%. O calote nos bancos também contribuiu – com queda de 0,9%.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o valor médio das dívidas não bancárias teve queda de 8,2% em fevereiro. As dívidas realizadas com os bancos também apresentaram recuo de 7,7%. Já os títulos protestados e os cheques sem fundos tiveram crescimento de 8,8% e 6%, respectivamente.