Veículos de Comunicação

4

Carro zero fecha semestre com alta de 3,4% no preço

Das quatro grandes, a GM foi a única que teve aumento abaixo da média no semestre (2%)

Nem as promoções e o aumento na concorrência fizeram o preço do carro novo ficar menor. Entre janeiro e junho, o valor dos automóveis zero quilômetro ficou 3,4% mais caro, segundo pesquisa da Autoinforme/Molicar divulgada nesta terça-feira (13).

A pesquisa, realizada a cada mês, considera o preço praticado pelas lojas e concessionárias em cada modelo, que varia conforme a procura e a oferta no mercado. Apenas sete marcas tiveram aumento de preço acima da média: Volkswagen, Ford, Agrale (de tratores e máquinas agrícolas), Fiat, Mercedes-Benz e Troller.

Em junho, a Volks foi a marca que teve o maior aumento de preço (1,85%), acumulando uma alta de 6,62% nesta primeira metade de 2010. Das quatro grandes, a GM foi a única que teve aumento abaixo da média no semestre (2%). Os preços da Ford subiram 5,95% e os da Fiat, 4,97%.

Os veículos da Peugeot tiveram queda de preço em junho (2,1%), fechando o semestre também em baixa (-0,38%). Outras marcas que reajustaram preços para baixo foram Audi, Land Rover, Mitsubishi, BMW, Chery, Iveco (de caminhões), Jeep e Chana.

Segundo a Autoinforme, a maioria das empresas que tiveram grande queda nos preços são marcas com baixo volume de vendas, portanto sem muita influência no mercado como um todo. Este aumento é reflexo da maior procura dos consumidores no período.

As vendas de veículos novos (nacionais e importados) cresceram 9% neste semestre, chegando a 1,58 milhão de veículos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (12) pela a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).