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Cliente virtual é homem, adulto, com faculdade e vive na cidade

O perfil do usuário do e-commerce faz parte de um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado nesta quinta-feira

Os clientes de lojas na internet têm algumas características em comum. Geralmente, eles moram em áreas urbanas, pertencem à classe A da população, são do sexo masculino, têm idade entre 35 e 44 anos, estão empregados e têm ensino superior completo. O perfil do usuário do e-commerce faz parte de um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado nesta quinta-feira (2).

Em 2009, havia 63 milhões de internautas no país, segundo o Ipea. Os compradores online, entretanto, eram 19% desse total, o que representa 11,97 milhões de consumidores virtuais.

A pesquisa mostra que 59% dos brasileiros da classe A já compraram mercadorias pela web, contra apenas 5% das classes D e E. Os moradores do Sudeste também compram mais: 23% da população diz já ter adquirido bens por meio do computador, enquanto no Nordeste esse índice cai para 12%.

Os clientes das lojas virtuais estão nas cidades: 20% dos habitantes da zona urbana já compraram produtos pela internet. Entre os moradores da zona rural, apenas 9% disseram que já fizeram uso do computador para adquirir um produto.

O levantamento informa também que o brasileiro que faz compras na internet é, na maioria, o homem adulto. De cada cem homens, 22 disseram que já compraram pela web – contra 17% das mulheres. Quando se considera a idade, o principal cliente virtual tem entre 35 e 44 anos, já que 29% desse público já usou o mouse para ir às compras – os jovens de 10 a 15 anos são minoria, com apenas 4%.

Para completar, o comprador virtual está empregado – 25% dos que fizeram compras na web se encaixam nesta condição – e já fez faculdade – 41% dos consumidores online têm nível superior completo.