Veículos de Comunicação

Acompanhamento

CNI: confiança de empresários mantém queda por dois meses

Frente a novembro do ano passado, índice registra crescimento de 15,3 pontos

Após registrar dados positivos em um período que durou cinco meses, a confiança dos empresários mostrou recuo nos últimos dois meses, de acordo com informações da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em novembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrou 51,7 pontos, uma queda de 0,6 ponto frente a outubro.

No acumulado dos dois últimos meses, contudo, o índice registra queda de 2,0 pontos, voltando a se aproximar da linha divisória de 50 pontos, valor limite entre a confiança e a falta de confiança.

Apesar dos resultados dos últimos dois meses, o índice registra expressiva variação frente a novembro do ano passado: crescimento de 15,3 pontos.

A variação negativa do Icei deve-se às perspectivas para o futuro próximo. O índice de expectativas para os próximos seis meses permanece acima dos 50 pontos – ou seja, mostra otimismo –, mas registrou queda de 1,0 ponto em novembro, acumulando recuo de 2,9 pontos nos últimos dois meses.

No mesmo período, o índice de condições atuais manteve-se praticamente estável, oscilando dentro da margem de erro – ainda que abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que denota piora das condições de negócios. (Com informações da CNI)