Veículos de Comunicação

4

Colada ao mercado externo, Bovespa inverte tendência e sobe

A Bovespa acompanha a melhora de humor do mercado americano

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) inverteu a tendência dos negócios no meio da tarde desta terça-feira (28), após ter operado em baixa durante quase todo o dia. Às 16h03, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, subia 0,52%, a 46.057 pontos.

A Bovespa acompanha a melhora de humor do mercado americano. Em Wall Street, os índices firmaram alta, com os agentes deixando de lado a preocupação com o setor financeiro e com o surto de gripe. Por volta das 16h, o Dow Jones subia 0,79%, enquanto o Nasdaq aumentava 0,57%.

Parte da virada de humor deve ser creditada ao índice de confiança do consumidor, que deu um salto de 26,9 em março para 39,2 em abril, pelos cálculos do Conference Board.

Pela manhã, o mercado era pautado pelo tom negativo de preocupações com o surto de gripe suína, que pode representar mais um entrave à recuperação econômica mundial caso vire uma pandemia.

Mais países registraram casos da doença, e a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o nível de alerta para um passo próximo de declarar o surgimento da primeira pandemia de gripe em 40 anos. No México, o número de mortes de vítimas da doença pode ter chegado a 152.

Nos Estados Unidos, o Wall Street Journal (WSJ) reportou que o governo dos Estados Unidos pediu ao Bank of Americae ao Citigroup que levantem mais dinheiro.

Véspera

Na segunda-feira, as vendas deram o tom dos negócios em meio à preocupação com a gripe suína. Com os carros-chefe puxando as perdas, o Ibovespa caiu 2,04% na segunda-feira, encerrando aos 45.819 pontos. O giro financeiro ficou em R$ 4,05 bilhões.