Veículos de Comunicação

Feriado

Comércio da Capital poderá funcionar normalmente no dia do trabalhador

Segundo acordo firmado entre sindicatos do comércio e de empregados, comerciante deve comunicar previamente a abertura

- Foto: Isabelly Melo
- Foto: Isabelly Melo

O comércio de Campo Grande poderá ser aberto normalmente no próximo sábado (1), data em que é celebrado o dia do trabalhador. O acordo para a abertura foi firmado nesta terça-feira (27), entre o Sindicato do Comércio Varejista da Capital (Sindivarejo) e o Sindicato dos Empregados do Comércio.

Segundo a Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), a decisão de abrir as lojas é uma forma de amenizar as perdas do comércio em meio à pandemia.

“Tradicionalmente, o acordo coletivo da categoria prevê o fechamento do comércio nessa data, mas em razão das restrições de abertura das lojas nos meses de março e abril, por conta da pandemia, acordamos que o funcionamento do comércio no dia 1º de Maio seria viável, na tentativa de amenizar as perdas do período, o que acaba beneficiando a todos”, explica o gerente de relações sindicais da Fecomércio MS, Fernando Camilo.

Quem tiver interesse em abrir o comércio deve informar, em até um dia antes, a escala de trabalho ao sindicato, por escrito e com protocolo, além do pagamento de R$ 15 por funcionário. O empregado deve ter um dia de folga compensatória, que deve ser concedida, preferencialmente, na semana seguinte e no intervalo de 15 dias.

Os trabalhadores terão ainda direito a uma indenização de R$ 90, que será paga ao final do expediente e a remuneração de despesas com refeição. O horário de trabalho deve seguir o estabelecido pelo plano de prevenção ao coronavírus, com intervalo de, no mínimo, uma hora intrajornada.

O e-mail para comunicar a abertura do local é seccampogrande@seccampogrande.org.br.