Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Comércio de Três Lagoas registra quase 500 casos de inadimplência

Das 1.003 dívidas, pouco mais da metade delas foram excluídas do sistema do SCPC

Um levantamento realizado pela Associação Comercial e Industrial (Aci) de Três Lagoas revela que nos meses de março e abril o índice de inadimplência no município aumentou em mais de dez vezes. Segundo o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), somente no segundo bimestre de 2015 Três Lagoas registrou 476 débitos abertos, ou seja, são quase 500 dívidas não pagas pelo três-lagoense. A quantidade é 10,8 vezes maior se comparada com o mesmo período que o ano passado.

Entre março e abril de 2015 o SPCP somou 1.003 registros de débitos abertos. Deste total, pouco mais da metade foram extintas – 527 contas foram devidamente pagas e excluídas do sistema do SCPC.

No entanto, esta não era a realidade do comércio local em 2014. O mesmo período acumulou apenas 44 registros de débitos em aberto. Dos 710 registros de inadimplência entre março e abril de 2014, 666 contas foram pagas.

Os dados divulgados pela Aci apontam que a quantidade de inadimplência registrada no segundo bimestre deste ano muito se assemelha com o balanço referente a janeiro e fevereiro de 2015. Os dois primeiros meses do ano acumularam 2.794 registros de contas feitas e não pagas, ou seja, 9,6 vezes a mais que o mesmo período comparado a 2014, que somou 291 débitos abertos.

Vale ressaltar que a quantidade de débito em aberto não representa a quantidade de pessoas com o nome negativado, haja vista que um consumidor pode realizar mais de uma dívida.