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Alerta!

Confira dicas para não cair no golpe da conta de luz

Não há limites para a imaginação de golpistas

Não há limites para a imaginação de golpistas. - Arquivo/JPNEWS
Não há limites para a imaginação de golpistas. - Arquivo/JPNEWS

A crescente oferta de serviços por canais digitais tem facilitado a vida de consumidores de diversos segmentos. No entanto, o uso da tecnologia que proporciona conforto e comodidade requer bastante atenção e cuidados constantes dos usuários. A concessionária de energia destaca algumas dicas para os consumidores se protegerem de eventuais tentativas de golpes virtuais.

Confira algumas dicas:

– A distribuidora não envia mensagens nas redes sociais solicitando informações pessoais e financeiras dos seus clientes;

– Caso desconfie de alguma mensagem, acesse diretamente o site ou entre em contato por meio dos canais de relacionamento;

– Nunca clique em um link ou abra um anexo em uma mensagem que solicita informações confidenciais ou pagamentos. Provavelmente é uma tentativa de phishing (uma forma de fraude na internet, onde um hacker tenta fingir ser uma pessoa ou organização legítima com intuito de roubar informações);

– Confira sempre os dados do perfil ou endereço de e-mail que enviou a mensagem, pois eles podem ser bastante similares ao original, mas sempre com modificações sutis, que podem identificar a fraude;

– A Neoenergia Elektro envia mensagens de SMS com caráter meramente informativo sobre serviços ou pendências comerciais. Desconfie desse tipo de mensagem acompanhada de link;

– Antes de concluir o pagamento de um boleto, confira se o nome da distribuidora está como destinatária do pagamento. Os golpistas podem alterar o código de barras, mas o nome do beneficiário, no caso de golpes, é de pessoa física;

Para concluir, nunca abra qualquer conteúdo, seja ele um link ou um arquivo anexo em uma mensagem suspeita nas redes sociais ou e-mail. Uma boa dica é não usar as mesmas senhas para o seu banco e outros sites e sempre ficar atenta na hora de clicar em algum link recebido por qualquer meio de comunicação (e-mail ou rede social).