Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Construção civil segue aquecida

Por dia, prefeitura emite 2,5 novos alvarás para a construção de novos imóveis em Três Lagoas

A construção civil em Três Lagoas continua aquecida, mesmo diante do atual cenário econômico nacional. Mesmo sem grandes obras em execução, centenas de construções continuam sendo erguidas na cidade, gerando empregos no setor. De acordo com o presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Três Lagoas, Alberto Gusmão, as construções de imóveis não pararam na cidade, até porque praticamente não houve alterações nas linhas de financiamentos para a construção de imóveis, principalmente no programa Minha Casa, Minha Vida.

Nos três primeiros meses deste ano, a prefeitura já emitiu 238 alvarás de construção de imóveis, tanto residenciais, como comerciais. No mesmo período do ano passado, foram  emitidas 277 licenças, pouca coisa a mais, se comparado ao primeiro trimestre de 2015. O número de alvarás emitidos no primeiro trimestre deste ano equivale a 2,5 autorizações por dia para construções em Três Lagoas.

De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização e Obras da prefeitura, Rodrigo Pelho Rizzo, o número deve ser maior, porque  algumas pessoas constroem, mas não regulamentam a construção perante a prefeitura. Mas, os alvarás de construção  emitidos pela prefeitura são para imóveis que estão devidamente  legalizados e se destinam, na sua maioria, para proprietários que constroem para vender.  

Rodrigo acredita que quando as pessoas ouvem falar em crise ficam com receio de investir, mas, aos poucos , readquirem confiança quando constatam que essa crise que tanto se fala não é tão grande assim, e voltam a aplicar suas economias na construção civil. “No mês de fevereiro houve uma diminuição na procura para emissão de alvarás de licença, mas em março a procura voltou a crescer” disse o diretor.

CONSTRUÇÕES

De acordo com o presidente do Sindicato da Construção Civil de Três Lagoas, Nivaldo da Silva Moreira, basta andar pela cidade para se deparar com centenas de construções. O Jornal do Povo, por exemplo, esteve ontem na região do bairro Set Sul, e constatou um investidor limpando um terreno para construir mais doze casas no local, porque  já construiu e vendeu doze moradias neste bairro.  

As construções, segundo o empreendedor, foram executadas com recursos de financiamento do programa Minha Casa, Minha Vida. Ele relevou que, se não houver alterações nessa linha de crédito, pretende dar continuidade nas construções, pois entende que é um bom negócio e há mercado para venda. As moradias são vendidas pelo valor de R$ 120 mil. Nessa região do bairro Set Sul, muitas moradias foram construídas nos últimos anos e outras estão em fase de construção, assim como em muitos outros bairros da cidade. Diversos loteamentos foram lançados nos últimos anos, e as facilidades de aquisição de terreno proporciona para as pessoas a construção de suas casas.

Segundo o presidente do sindicato, a construção civil em Três Lagoas continua  gerando para o setor muitos empregos. Nivaldo comentou que, muitas pessoas que trabalham nesta área, infelizmente, não estão registradas por opção. E, pelo fato delas não trabalharem com carteira assinada, os dados não são computados pelo Caged.