Veículos de Comunicação

4

Dólar sobe e fecha em R$ 2,193 após duas quedas seguidas

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que a oferta de crédito está "caminhando para uma normalização"

A cotação do dólar comercial fechou em alta de 0,73%, a R$ 2,193 na venda, após duas quedas seguidas. Com isso, a moeda americana acumulou alta de 0,97% na semana e queda de 5,43% no mês e de 6% no ano.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que a oferta de crédito está "caminhando para uma normalização" no país e prometeu tomar outras medidas "se necessário".

Ele acrescentou que "o Brasil, de fato, desta vez tem condições de vislumbrar uma saída mais rápida desta crise um pouco mais rápida que os demais países".

Ainda no setor financeiro, o presidente do HSBC no Brasil, Shaun Wallis, afirmou que os spreads bancários no país só vão cair de forma consistente à medida que o ambiente econômico melhorar.

Ele respondeu, indiretamente, ao futuro presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, afirmou que o banco vai reduzir suas taxas de juros e o spread bancário de forma agressiva, o que poderia forçar os concorrentes a fazer o mesmo.