Veículos de Comunicação

4

Economia deve ter crescimento zero no terceiro trimestre, diz Serasa

Na avaliação dos economistas da Serasa, os dados confirmam o atual processo de desaceleração do crescimento econômico

A economia brasileira mostra sinais de estagnação no terceiro trimestre deste ano em relação ao anterior. Segundo o Indicador Serasa Experian divulgado nesta sexta-feira, o produto Interno Bruto (PIB) recuou 0,2% no trimestre encerrado em agosto (dado mais recente da pesquisa, que desconsidera as influências sazonais). No levantamento anterior, o trimestre encerrado em julho havia registrado ligeiro crescimento – alta de 0,3%.

Na avaliação dos economistas da Serasa, os dados confirmam o atual processo de desaceleração do crescimento econômico, que no primeiro trimestre deste  ano foi der 2,7% em relação ao último trimestre de 2009. Na análise dos 12 meses encerrados em agosto, o crescimento econômico atingiu 6,5%.

Ainda de acordo com os economistas da entidade, “o fim dos dos estímulos fiscais à aquisição de veículos e bens duráveis, o aperto monetário conduzido pelo Banco Central entre abril e setembro e o enfraquecimento da economia mundial, sobretudo nos países mais desenvolvidos, estão entre os elementos que justificam esta trajetória de crescimento mais moderado da economia brasileira”.