Veículos de Comunicação

Oportunidade

Ecoponto de Três Lagoas já reciclou mais de 3 milhões de toneladas de pneus

A quantidade de toneladas de pneus vem crescendo desde sua criação em 2007

Nos primeiros quatro meses do ano, Três Lagoas já recolheu 257 toneladas de pneus inservíveis através do Ecoponto, que funciona no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ).

Segundo o coordenador do CCZ, Cristóvão Bazan, todas as empresas da cidade, como multinacionais e borracharias participam da ação, que visa colaborar com o Meio Ambiente e também com o controle do mosquito transmissor da dengue. Além disso, contam com uma parceria firmada entre o município e a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (Anip), pela qual os contribuintes recebem um comprovante para atestar a parceria, com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Desde sua criação, em novembro de 2007, até abril desse ano, o Ecoponto já recolheu para reciclagem, mais de 3 milhões de toneladas de pneus. Bazan informou que o material recolhido é retirado semanalmente do Ecoponto e levado para o Ecopneus de Campo Grande, onde os pneus são picados para retirada do aço e utilizados nas caldeiras de fábricas de cimento e na elaboração do asfalto.

MATERIAL RETIRADO

Para se ter uma ideia, segundo organizações internacionais, a produção de pneus novos está estimada em cerca de dois milhões por dia em todo o mundo. Já o descarte de pneus velhos chega a atingir, anualmente, a marca de quase 800 milhões de unidades. Só no Brasil são fabricados cerca de 40 milhões de pneus por ano. Neste mesmo período metade dessa produção é descartada.