Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Eldorado Três Lagoas lança pedra fundamental da expansão em junho

Evento deve marcar início das obras de construção da segunda linha de produção de celulose

A Eldorado Brasil vai lançar em junho, mês de aniversário da cidade, a pedra fundamental das obras de expansão da fábrica de celulose instalada em Três Lagoas. A previsão é de que o evento que marcará o início da etapa de expansão da fábrica de celulose, aconteça no dia 15 de junho, quando Três Lagoas celebrará 100 anos de emancipação política e administrativa, mas a empresa não descarta a possibilidade de realizar a solenidade antes do dia 15.

O ato deverá contar com a presença do seu presidente, José Carlos Grubisich e diretoria, do governador Reinaldo Azambuja, entre outras lideranças do Estado. O anúncio da expansão da fábrica em Três Lagoas foi divulgado no dia 4 de maio, quando a empresa comunicou que os serviços de terraplanagem teriam início até o fim do mês. Entretanto, as obras somente terão início no começo de junho.

Um diretor da Eldorado Brasil já esteve no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil Pesada (Sintiespav), para conversar com o presidente da entidade sobre a ampliação da fábrica. Segundo o presidente do sindicato, Nivaldo da Silva Moreira, o diretor queria informações sobre salário e sobre o reajuste salarial previsto para esse ano, bem como saber sobre a disponibilidade de mão de obra local e como funciona o processo em relação a vinda de trabalhadores de outras regiões.

Nivaldo disse, que externou a preocupação com relação ao quesito alojamento e  solicitou que 60% da mão de obra contratada seja local. Ao presidente do sindicato, o diretor da Eldorado reafirmou que as obras de terraplanagem seriam iniciadas em junho, e que cerca de mil trabalhadores deverão ser contratados nesta primeira etapa. Segundo Nivaldo, para o próximo ano, neste mesmo período, cerca de oito mil trabalhadores devem estar trabalhando na construção da fábrica e que considerando o elevado número de trabalhadores,  que existe uma preocupação com relação quanto as condições de  alojamentos.

No dia 4 deste mês, quando a empresa anunciou a expansão da fábrica, o Jornal do Povo encaminhou e-mail para a assessoria de comunicação da empresa, solicitando informações sobre os alojamento que abrigarão os trabalhadores, bem como o volume de contratação no período da obra. A assessoria informou que incialmente a empresa não se pronunciaria sobre essas questões. A previsão é de que a Eldorado só se pronunciará sobre contratação de trabalhadores no próximo mês, quando ocorrer o lançamento da pedra fundamental.

A empresa já iniciou, inclusive, o processo de tomada de preços junto aos fornecedores de equipamentos, quando serão investidos R$ 8 bilhões na segunda linha de produção de celulose, com capacidade produtiva de dois milhões de toneladas por ano, em Três Lagoas. Desse montante a ser investido no projeto de expansão da fábrica, a previsão é de que 70% sejam decorrentes de linhas de financiamento e 30% de capital próprio, segundo informações da própria empresa.