Veículos de Comunicação

Oportunidade

Em breve Três Lagoas terá local para adoção de animais

Os animais adotados passarão por exames e serão castrados

Com o intuito de abrigar temporariamente animais domésticos abandonados, o Centro de Controles de Zoonoses (CCZ) de Três Lagoas, em parceria com a Secretaria de Saúde, analisa a possibilidade de implantação de um canil municipal.

Segundo o coordenador do CCZ, Cristóvão Bazan, o projeto, que ainda não foi aprovado, tem como objetivo reativar o processo de adoção de animais abandonados que havia na cidade. “Ainda está discussão esse projeto. Mas a proposta inicial é manter quatro animais, e conforme a rotatividade, os que estão na fila de espera serão encaminhados para adoção. Tudo acontecerá dentro do CCZ, e todos os animais passarão por exames de zoonoses e serão castrados, antes da adoção”, explicou Bazan.

Por mês, o CCZ realiza a eutanásia em aproximadamente 250 animais em Três Lagoas, a maioria deles com leishmaniose. O coordenador frisou que o CCZ não faz o recolhimento de animais saudáveis, e os animais vítimas de atropelamento, na maioria das vezes, já chegam sem vida no local. “Tem casos em que o dono do animal nos liga para recolhermos animais com carrapato, por exemplo. Mas, nesses casos, o CCZ não atende. Só atendemos a casos de leishmaniose ou cinomose, casos de doenças graves”. 

O coordenador do CCZ destacou ainda a importância do projeto. “Na cidade, há trabalhos realizados em prol desses animais, por pessoas voluntárias, que se juntam e contam com a ajuda de doações, mas isso não é o suficiente. Três Lagoas precisa de mais ações em prol dos animais”, destacou.