Veículos de Comunicação

4

Em dia volátil, dólar tem leve alta por pessimismo global

A moeda americana encerrou o dia com variação positiva de 0,08%, depois de chegar a cair 0,46% no início dos negócios

Acompanhando o humor instável dos mercados externos, em meio a dados de emprego nos Estados Unidos e a preocupações com empresas do setor de tecnologia, o dólar fechou em leve alta nesta sexta-feira, em uma sessão bastante volátil. A moeda americana encerrou o dia com variação positiva de 0,08%, depois de chegar a cair 0,46% no início dos negócios. Na semana, a divisa acumulou alta de 0,51%.

"O mercado de câmbio brasileiro vem trabalhando basicamente com as notícias externas", avaliou Mario Paiva, analista de câmbio da Corretora Liquidez. "Se vem novidade boa lá de fora, do dólar cai; se a novidade é ruim, ele sobe." Paiva explicou que as mudanças de interpretação sobre dados econômicos explicam em parte a volatilidade dos mercados.

O analista mencionou os dados de emprego nos Estados Unidos divulgados nesta sexta-feira, indicando que a taxa de desemprego no país subiu para 8,1% em fevereiro, o maior nível em 25 anos, com a extinção de cerca de 651 mil postos de trabalho.

Na abertura, as bolsas de valores americanas receberam bem os dados, considerando que os números vieram dentro das expectativas. Mas no começo da tarde, os índices viraram, à medida que investidores entenderam que os números mostram que a economia está se deteriorando.

Preocupações com empresas do setor de tecnologia também pesavam sobre Nova York, após uma corretora ter reduzido o preço-alvo e a perspectiva de lucro da Apple, puxando as ações da empresa para baixo. Influenciados pelo pessimismo, os papéis da IBM também se depreciavam.

Os principais índices das bolsas de Wall Street caíam cerca de 1%, mesmo movimento apontado pelo indicador mais importante da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).