Veículos de Comunicação

4

Empresas abertas até outubro deste ano já superam em 3,34% mesmo período de 2008

De acordo com Wagner, o ano passado tinha sido o melhor em número de aberturas de empresas desde a criação da Jucems

O número de empresas constituídas até outubro deste ano, que chegou a 6.669, já ultrapassou em 3,34% o total de novos empreendimentos abertos no mesmo período do ano passado (6.453). Somente no mês passado, foram abertas 659 empresas contra 582 em outubro de 2008. “É um número muito bom, acima das expectativas, foi uma surpresa. Isso mostra que a economia de Mato Grosso do Sul está consolidada, assim como a política mercadológica do governo do Estado”, afirma o diretor-presidente da Jucems, Wagner Bertolli. 

De acordo com Wagner, o ano passado tinha sido o melhor em número de aberturas de empresas desde a criação da Jucems. “Agora, com certeza, 2009 irá terminar como o melhor de todos os anos. Isso mostra que a crise não afetou tanto assim. Provavelmente, as vendas no comércio também estão acima do ano passado porque dão sustentabilidade para a abertura de novos empreendimentos”, ressalta.

Segundo o diretor-presidente da Jucems, as estatísticas de anos anteriores mostram que o número de constituição de empresas apresenta ligeira queda a partir do mês de outubro. “Mas não foi isso que ocorreu, superamos o ano passado”, lembra. 

Outro dado importante, segundo Wagner, é o número de empresas extintas que apresentou queda este ano em relação a 2008. Até outubro deste ano, foram extintas 1.137 empresas, 215 a menos que o mesmo período do ano passado.

O número de alterações de empresas, que inclui entre outros procedimentos, mudança de endereço e aumento ou diminuição de capital, também foi o maior desde 2.003 no mês de outubro. No total, foram feitas 790 alterações.