Veículos de Comunicação

Oportunidade

Enem: Fuso horário e documento errado são os principais motivos de quem não conseguiu entrar

Fechamento dos portões ocorrem simultaneamente em todos os locais de prova do País

Hoje é o primeiro dia do Enem 2015 e novamente o fuso horário lidera o motivo dos atrasos dos candidatos. Quem não chegou no horário hoje, dia 24, e não conseguiu entrar no local de prova não precisa ir amanhã. O caderno de provas e folha de resposta são trocados e, portanto, o candidato ausente está eliminado.

&saiba O Enem sempre acontece no mês de outubro e geralmente coincide com os primeiros dias do horário de verão – o que para muitos requer tempo para se habituar com o ajuste. Além disso, o exame deve começar ao mesmo tempo em todos as cidades do Brasil. Essa medida é adotada para combater o vazamento de informações. Portanto, é de extrema importância que o candidato fique atento ao horário de Brasília e o converta para o horário local.

Para entender: os portões fecharam às 13h pelo horário oficial de Brasília, ou seja, às 12h pelo horário de Mato Grosso do Sul. Os candidatos deveriam chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência – tempo suficiente para encontrar sua sala e aguardar o início da prova. Mas como todos os anos, centenas de alunos ficaram para fora.

A reportagem do JPNEWS esteve em um dos locais de prova de Três Lagoas e constatou que, pelo menos, 15 candidatos não conseguiram chegar antes das 12h.

Foi o caso de duas jovens de mesmo nome. A Amanda dos Santos, de 20 anos, e a Amanda Rodrigues, de 19. Santos prestaria pela terceira vez o Enem, se não tivesse "perdido a hora". Confusas com o fuso horário, as jovens se confundiram com o horário. "Cheguei agora [12h] e pensei que estava uma hora adiantada, mas na verdade estou é atrasada", relatou Amanda Rodrigues.

A estudante Geisa Rocha, de 18 anos, chegou correndo, mas teve de voltar no carro para pegar uma caneta e quando voltou já era tarde. "Sai tão apressada que esqueci de pegar a caneta, daí voltei, peguei e 'dei de cara' com o portão", lamentou.

A reportagem contatou ainda, que alguns candidatos não puderam realizar o exame porque estavam portando documento errado. O MEC exige o porte de um documento original e com foto.

PROVA

No primeiro dia do Enem, os candidatos terão que responder a 90 questões de múltipla escolha. Dessas, 45 são da prova de ciências humanas, e 45 são da prova de ciências da natureza. As provas tiveram início às 12h30 em Mato Grosso do Sul. A duração da prova deste sábado é de quatro horas e meia.