Veículos de Comunicação

Oportunidade

ESPECIAL: Acadêmicos Unidos de Três Lagoas vence Carnaval 2015

Escola homenageou moradores ilustres do Formigueiro

O Samba enredo “Do Formigueiro à Santa protetora dos olhos bairro de Santa Luzia, nos trilhos da saudade” além de garantir nota máxima de todos os jurados, consagrou a escola Acadêmicos Unidos de Três Lagoas campeã do Carnaval 2015.

Este ano foi investido cerca de R$ 80 mil em infraestrutura. As escolas receberam uma verba de R$ 30 mil cada para o custeio do desfile. E todas tiveram como tema o centenário de Três Lagoas, as agremiações falaram da história, fundação, desenvolvimento, indústrias e pontos turísticos da cidade.

 

 

 A Acadêmicos, campeã inovou e falou da população três-lagoense.

 

A escola homenageou o primeiro bairro do município inicialmente chamado de Formigueiro, o Santa Luzia. O samba enredo exaltou saudosos moradores ilustres que passaram pelo local e, contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento da cidade.

A Acadêmicos trouxe para a avenida um pouco da rotina dos moradores e peculiaridades do bairro, como as brincadeiras na pracinha, discoteca, Festa do Quentão e as grandes festas da Padroeira Santa Luzia.

Padre Nicolau, os músicos Rui e Binha e o primeiro time de futebol da cidade o Legionário Esporte Clube, também foram lembrados.

A mais antiga escola da cidade, fundada em 1972. Levou 270 componentes para avenida, distribuídos em três carros alegóricos e um tripé.

Essa é a primeira vez que a Acadêmicos é campeã do carnaval de Três Lagoas. De acordo com o vice-presidente da Escola Breno Cesar Gonçalves (Nego Breno), a vitória vem presentear todas as dificuldades vivenciadas.  “Às vezes é preciso regredir para vencer lá na frente. No ano passado tivemos que optar por um tema que fosse mais simples e econômico de desenvolver. Porque não tínhamos verba, quase não desfilamos. Mas este ano resolvemos homenagear o povo, era uma ideia antiga, que conseguimos concretizar e fomos premiados com a vitória”, comenta Nego Breno.

 

Questionado sobre qual seria o diferencial apresentado para conquistado título, Breno comenta “A vitória se deve a união da população do Santa Luzia e componentes da escola. Foi emocionante ver alguns homenageados na avenida, como seu Rafael Bazan, de 97 anos, sambando e se divertindo no carnaval. Seu Cidão ex-diácono da igreja sentado no carro alegórico que representava a igreja. Foi arrepiante ver todos da  avenida cantar nosso samba do início  ao fim” finalizou o vice-presidente.

ATRASO

Por causa da chuva o desfile começou com mais de três horas de atraso. A Comissão organizadora do carnaval e diretores das três escolas reuniram-se por cerca de três horas, para definir se haveria ou não desfile.

A preocupação era com a população que teria que assistir o desfile na chuva e as fantasias e equipamentos das escolas, que poderiam estragar. Cogitou-se a possibilidade de mudar a data, porém a estrutura para o espetáculo foi contratada somente para o domingo, e para a mudança haveria que ter novamente todo processo licitatório. Após horas de indefinição ficou decidido que as escolas desfilariam.

As escolas entraram por volta das 23 horas e o desfile durou até a madrugada.

AS ESCOLAS

Estação Primeira de Três Lagoas

Primeira a entrar na avenida a campeã do carnaval do ano passado, a Estação Primeira de Três Lagoas. Mostrou para os foliões a história da cidade por meio do desenvolvimento da indústria, miscigenação e o amor por Três Lagoas. Cantado o samba enredo "Três Lagoas da Cidade das Águas a Rainha da Celulose, 100 anos de amor ".

 

Aproximadamente 400 componentes divididos em 11 alas, cinco carros alegóricos e quatro tripés, juntamente com 80 componentes da bateria, entraram na avenida. 

 

X-15

A última a entrar na avenida X-15 da Vila Piloto encerrou o desfile de 2015. Além de contar um pouco da história da cidade, a escola expressou o amor de ser três-lagoense e as pessoas que adotaram o município em seu coração.

Entraram na avenida aproximadamente 200 integrantes, divididos em cinco alas e dois carros alegóricos. Embalados pelo samba "Amor que não se mede – Três Lagoas".