Veículos de Comunicação

4

Exportações de celulose têm incremento de 85% em MS

O produto vai fechar o ano com um incremento de 84%. Prova de que o Estado está diversificando a economia

A balança comercial de Mato Grosso do Sul deve fechar o ano com aumento de mais 55% em vendas externas. De janeiro a novembro o Estado exportou US$ 2,7 bilhões de dólares contra US$ 1,7 bilhões obtidos no mesmo período de 2009, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior. Mato Grosso do Sul deve fechar o ano com aumento, também, de mais de 50% em volume de mercadorias embarcadas.

O destaque das exportações é a celulose que já representa 13% das exportações de Mato Grosso do Sul e começa ampliar a participação no bolo da receita com exportações. O produto vai fechar o ano com um incremento de 84%. Prova de que o Estado está diversificando a economia, que até então era baseada em carne e soja.

Já o desempenho das exportações de minério de ferro, apesar de ocupar um modesto quinto lugar na balança comercial de MS, revela um dado animador. A economia dos principais parceiros comerciais do Brasil voltou a crescer em ritmo acelerado. Depois de amargar uma queda substancial em 2009, o setor pode fechar o ano com aumento de 190%.