Veículos de Comunicação

4

Hidrelétrica pretende gerar emprego e renda para municípios da região Leste do Estado

Os benefícios da construção da usina também devem atingir o município de Três Lagoas

A construção da Usina Hidrelétrica São Domingos pela Eletrosul, na confluência dos rios Verde e São Domingos, irá movimentar diretamente a economia dos municípios de Ribas do Rio Pardo e de Água Clara, além de outras cidades da região de Leste. A mão-de-obra, cerca de 1500 vagas, será proveniente desses municípios e os trabalhadores receberão qualificação profissional através de parceria com a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems).

Para o prefeito de Água Clara, Edvaldo Alves de Queiroz, o empreendimento irá gerar mais investimentos no município, movimentando o comércio e gerando renda para todos os setores.  “Lutamos para que a usina fosse construída para que trouxesse benefícios para toda a população e, conseqüente, aumento na arrecadação de impostos, tanto para o município como também para o Estado”, lembra.

Um dos principais benefícios da instalação da usina, antes mesmo do início das obras, é a construção de uma ponte de concreto pela Eletrosul, ligando Água Clara a Ribas do Rio Pardo. “Só existia uma passagem a cerca de 20 quilômetros do local e isso irá facilitar o acesso e o escoamento de produção na região”, garante Edvaldo.

Já o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Moureira, ressalta que a obra irá mudar a economia dos municípios da região, já que um dos maiores empreendimentos do Estado. “Um dos pontos de maior importância é a geração de empregos, trazendo renda para as famílias e, desta forma, aumentando o movimento no comércio da cidade”, comenta.

Os benefícios da construção da usina também devem atingir o município de Três Lagoas. A prefeita Simone Tebet explica que o impacto será extremamente positivo também para muitas outras cidades, como Brasilândia e Selvíria. “Porque somada a essa hidrelétrica, vamos formar uma siderurgia na região e juntas, a usina hidrelétrica e a siderurgia, vão ser responsáveis por investimentos na ordem de R$ 1 bilhão”, conta.