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Inadimplência cai 40% em TL e contraria tendência nacional

O acumulado vem em queda desde janeiro com, até agora, 21% a menos de inclusões comparado ao mesmo período de 2009

Em agosto, a inclusão dos consumidores no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em Três Lagoas, caiu em cerca de 40%, com relação ao mesmo mês do ano passado, quando 784 pessoas foram incluídas no SPC. O acumulado vem em queda desde janeiro com, até agora, 21% a menos de inclusões comparado ao mesmo período de 2009. A decrescência se amplia a cada mês – em julho foram 560 pedidos e 473 em agosto, segundo informações da Associação Comercial e Empresarial de Três Lagoas (ACE-TL), responsável pelo registro e consulta ao serviço no Município.

Já no patamar nacional, a inadimplência do consumidor no país cresceu 11,5% em agosto na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Serasa, divulgado nesta segunda-feira (13). Essa é a maior alta para meses de agosto desde 2005.

"O consumidor aproveitou a Copa do Mundo para comprar produtos de maior valor agregado, acabou acumulando dívidas e com isso não conseguiu honrar seus compromissos", analisou funcionário de uma empresa de informações de crédito no território nacional.

Na comparação com o mês anterior, a inadimplência no Município teve queda de 15,54%, enquanto a brasileira teve alta de 1,8%. O serviço prestado pela ACE-TL só se refere às inclusões do SPC sobre o não pagamento de dívidas em Três Lagoas. Entretanto, tanto o SPC e o Serasa, são as duas principais modalidades formas dos credores de incluir CPF daqueles que não honram compromissos, baseado no tipo de contrato.

O Serasa se atêm ao não cumprimento de acordos voltados ao mercado financeiro, principalmente entre bancos e clientes, como cheque sem fundos, financiamentos e cartões de crédito. O mau uso do cartão foi o crucial no aumento da inadimplência no Brasil, com alta de 5,9%.