Veículos de Comunicação

Queda

Inadimplência registra queda em Três Lagoas no semestre

De acordo com a ACI-TL, esse índice pode indicar que a economia local está em recuperação

Apesar da crise econômica, três-lagoenses se endividaram menos que em 2021 - Arquivo/JP
Apesar da crise econômica, três-lagoenses se endividaram menos que em 2021 - Arquivo/JP

Houve queda no número de pessoas incluídas negativamente no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) em Três Lagoas. O levantamento foi feito e repassado, com exclusividade, pela Associação Comercial e Industrial da cidade (ACI-TL). De acordo com a instituição, nesses primeiros seis meses deste ano, 1.484 consumidores três-lagoenses foram incluídos no cadastro negativo. Porém, no mesmo período do ano passado, foram inseridas  no sistema 1601. 
De acordo com a gerente executiva da instituição, Patrícia Mello Gorga, esse dado positivo demonstra que, além das pessoas estarem indo mais às compras, elas não estão se endividando tanto na cidade. 

“Com a pandemia mais acirrada, muita gente deixou de fazer compras de produtos não essenciais, como roupas e sapatos, por exemplo. Elas ficavam mais em casa, pois eventos com grande aglomeração, estavam proibidos. No entanto, este ano, voltou a ter shows e espetáculos presenciais, o que estimula os consumidores a comprarem”, analisou. 

Além disso, a gerente  ainda explicou que muitos comerciantes evitam a inclusão dos nomes no SCPC, considerando o momento de crise econômica. “Nós da associação recebemos muitas pessoas que buscam regularização de seus nomes. Constantemente, muitas delas fazem o levantamento de suas dívidas e buscam alternativas para excluir seus nomes do SCPC e tirar a negativação vinculada ao CPF”, explica a gerente Patrícia Stringhetta Gorga. 

Ao contrário de Três Lagoas, o número de consumidores inadimplentes cresceu quase 10% em Mato Grosso do Sul.