Veículos de Comunicação

4

Índice de desemprego supera contratações

Segundo dados do Centro Integrados de Atendimento ao Trabalhador (Ciat), 3085 pessoas foram demitidas de janeiro a 30 de abril deste ano

Em Três Lagoas, o Dia Internacional do Trabalhado é marcado pelo desemprego.

Nos três primeiros meses do ano, o número de entradas no seguro desemprego foi mais que o dobro do de novas contratações. Segundo dados do Centro Integrados de Atendimento ao Trabalhador (Ciat), 3085 pessoas foram demitidas de janeiro a 30 de abril deste ano.

Em contrapartida, o índice de contratações corresponde a menos da metade dos de entrada no seguro desemprego. No mesmo período, 1.157 trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho. O número de demissões também supera o registrado no mesmo período do ano passado, quando o Ciat recebeu 2.530 entradas no seguro desemprego.

O coordenador do Centro, Ivan José Alkmim relaciona o alto índice de demissões a três fatores: retomada da normalidade no mercado de trabalho três-lagoense após período "excepcional" de surgimento de empregos, clima de tensão instalado no mercado por conta da crise econômica e a falta de qualificação profissional, apontada por ele, como uma das principais causas.